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Saber ouvir…também é uma arte!

Saber ouvir…também é uma arte!

 

Saber ouvir…também é uma arte!

 

Nunca seremos bons comunicadores, se não formos bons ouvintes!
Ouvintes, atentos, que escutam não só com os ouvidos, mas com os olhos, com o sorriso, com a alma. Genuinamente interessados no outro. A este tipo de atenção dedicada e exclusiva os especialistas chamam de escuta ativa. 

 

Vivemos num mundo repleto de ruídos. Precisamos cada vez mais de silêncio, precisamos cada vez mais de parar para escutar o outro. Muitas vezes é isso que as pessoas suplicam num grito silencioso : “ouçam-me!”. No meio empresarial, há colaboradores infelizes por não se sentirem ouvidos. Colaboradores, fornecedores, clientes, todos desejam atenção. Um cliente que não se sente ouvido pode ser um cliente perdido para sempre.
Na esfera pessoal e familiar, muitas relações não vivem uma felicidade plena, porque não respeitam este nobre princípio : ouvir pacientemente o outro! 

 

A escuta ativa é uma escuta atenta e emocional. É não só ouvir o outro com total concentração, mas também compreender o seu ponto de vista, “calçando os seus sapatos”.
De que forma podemos praticar a escuta ativa?

 

PARE, ESCUTE E PERGUNTE!

 

PARE

 

Numa qualquer situação de comunicação, pare o que está a fazer. Pare, sossegue e mantenha um contato visual com o seu interlocutor. Esteja para ele de corpo e alma, física e emocionalmente presente.

 

ESCUTE

 

Ouça com a máxima atenção o seu interlocutor, até ao fim, sem o interromper.
Não sinta a tentação de lhe mostrar o seu ponto de vista. Ouça primeiro, fale depois.
Durante uma conversa, e em especial numa situação de conflito, temos a tendência de ensaiar mentalmente o que vamos dizer a seguir (afim de fazer valer os nossos argumentos), mas isso bloqueia a nossa capacidade de escutar ativamente o outro. Outro sábio conselho : não faça juízos de valor precipitados. Temos a tendência para julgarmos os outros com base na nossa opinião e visão do mundo.

 

Escutar atentamente o outro é sermos capaz de nos pormos no seu lugar, de o compreendermos e de respeitarmos a sua posição.

 

 

 

PERGUNTE

 

Procure sempre clarificar a mensagem que recebe, de modo a confirmar se a compreendeu bem : “se bem percebi, o que está a dizer é…”. Apoie-se em articulares discursivos “pois, estou a ver, entendo” e, no final, apresente o seu ponto de vista, que pode ser reajustado ás ideias do outro.
Este é um dos grandes objetivos da escuta ativa : perceber se mantemos a nossa posição ou se, perante os argumentos do interlocutor, ajustamos a nossa. Fazer perguntas, no processo de escuta ativa, mostra que estamos receptivos a alguma negociação.

 

Escutar genuinamente o outro é, sem dúvida, uma das qualidades centrais de uma comunicação eficaz, é o passaporte para a resolução de um conflito. Se deseja ter relações pessoais e profissionais saudáveis e felizes, então...fale menos e ouça mais, porque saber ouvir…também é uma arte!
Fonte: revista visão

 

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