Wallmed Medical Devices
0 0,00 
0 itens no carrinho
No products in the cart.

Rotina de Cuidados do Idoso

Rotina de Cuidados do Idoso

Rotina de Cuidados do Idoso

 

Ter hábitos saudáveis é praticar, rotineiramente, atividades em benefício da própria saúde e bem-estar. Com o passar dos anos e com a diminuição da mobilidade física e da autonomia, muitas pessoas deixam de realizar ações fundamentais à promoção da sua qualidade de vida.

 

Para evitar isso, é fundamental estar atento a pontos essenciais na rotina de quem já chegou à chamada terceira idade.

 

1. Alimente-se Bem

  • Procure fracionar as refeições em pequenas porções e alimentar-se a cada 3 horas
  • Varie o menu e procure ingerir de 3 a 5 peças de fruta diariamente
  • Evite alimentos processados e alimentos com corantes e ou conservantes, os quais dificultam o metabolismo e atrapalham a digestão
  • Invista em alimentos ricos em proteína, grande aliada no fortalecimento muscular

DICA: Consulte um profissional de nutrição para uma melhor orientação personalizada

 

2. Socialize

O ser humano é naturalmente sociável e tem tendência a agregar-se com aqueles que têm ideias e propósitos comuns aos seus. Quando jovem é ávido por interação, ao amadurecer  tem menor necessidade de pertencer a grupos e tende a recolher-se no seu lar.
No entanto, pesquisas científicas apontam que aqueles que têm amigos, parentes ou companheiros com os quais possam contar nos momentos de tristeza e de alegria vivem mais e melhor.

 

3. Estimule a Memória

Estimular a memória é fundamental para manter a plasticidade neural e a reserva cognitiva, dois aliados importantíssimos quando o assunto é afastar os efeitos de uma doença como, por exemplo, o Alzheimer. Para isso, o idoso deve aprender coisas novas que envolvam, preferencialmente a visão, a audição e a emoção. Como por exemplo :

  • Aprender um novo idioma
  • Ler bons livros
  • Tocar um instrumento que seja novidade
  • Assistir a palestras na internet

 

4. Mexa-se

É possível conquistar benefícios para a saúde com ações simples da rotina diária, como caminhar até á cozinha sempre que for beber água ou levantar do sofá e caminhar pela sala nos intervalos da programação de TV. Para melhorar a capacidade funcional do indivíduo e reduzir o risco de algumas doenças, a Organização Mundial de Saúde recomenda:

  • Fazer 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física aeróbica de intensidade vigorosa ao longo da semana. Uma alternativa interessante é combinar exercícios moderados com outros mais vigorosos. Vale ressaltar que a atividade aeróbia deve ser realizada em intervalos de pelo menos 10 minutos de duração.
  • Para quem tem menos mobilidade, a dica é realizar atividades físicas para aumentar o equilíbrio e prevenir quedas.
  • No caso das pessoas que não podem praticar a atividade física, devido às suas condições de saúde, recomenda-se que sejam tão fisicamente ativas quanto as suas  habilidades e condições permitirem.

 

5. Previne-se

Prevenção é uma palavra amplamente partilhada nos dias de hoje. De forma geral, ela significa: identificar um potencial problema antes mesmo dele surgir. Conheça os seus problemas de saúde, converse com os profissionais que acompanham o seu histórico e peça informações sobre o que fazer para ter uma rotina que promova a sua saúde e qualidade de vida.

 

Pensar no próprio envelhecimento e se organizar para manter os hábitos saudáveis é fundamental para envelhecer bem. Envelhecer não é uma escolha, é um facto!

E você? Está a cuidar do próprio envelhecimento?

“Comece fazendo o necessário, depois o possível e – de repente – estará fazendo o impossível”. – São Francisco de Assis

 

WALLMED MEDICAL DEVICES – WE CARE WE CAN
Caro(a) leitor(a), MUITO OBRIGADO por considerar a nossa empresa!
Pode continuar a acompanhar o seu pedido ou fale connosco, estamos ao dispor 24 horas por dia via email info@wallmed.pt
2% do lucro das nossas vendas mensais é revertido a favor da ELO SOCIAL – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem Adulto.
JUNTOS VAMOS AJUDAR A TORNAR O MUNDO NUM LUGAR MELHOR!

×