Escaras o que são e como tratar
Escaras o que são e como tratar
Feridas acontecem a todo momento durante a nossa vida.
No entanto, algumas aparecem em situações específicas e merecem uma atenção redobrada, para não acarretarem algo pior. Dentre elas, destacamos as escaras, comuns em pacientes acamados, cadeirantes e idosos, que precisam de muita atenção no tratamento da ferida.
O que é uma escara?
Escaras também conhecidas por lesões por pressão são feridas que surgem na pele quando um paciente exerce muita pressão sob determinada parte do corpo. Segundo a comunidade médica, elas estão associadas a fatores como humidade e fricção.
Quando a pessoa fica deitada muito tempo de um lado só, por exemplo, a região pressionada sofre um deficit de circulação. Dessa forma, os tecidos ficam pouco oxigenados e não conseguem receber os nutrientes necessários, levando ao aparecimento de feridas.
As regiões mais suscetíveis a este tipo de lesão são:
- Região sacral, acima do cóccix
- Parte superior e lateral do fêmur
- Maléolos, ossos laterais dos pés
- Cotovelos e calcanhares, devido ao constante contacto com a cama
- Parte posterior da cabeça e orelhas, os ombros e a parte interior dos joelhos, são locais do corpo que ficam mais facilmente sobre superfícies duras, dificultando a circulação de sangue
As escaras podem ser classificadas de acordo com a sua gravidade :
- Grau 1: Vermelhidão na pele que, mesmo após o alívio da pressão, não desaparece
- Grau 2: Formação de bolha com conteúdo aquoso
- Grau 3: Aparecimento de necrose do tecido subcutâneo
- Grau 4: Acometimento de estruturas profundas, necrose de músculos e tendões, aparecimento de estrutura óssea
As escaras provocam dor, desconforto e exalam um odor particularmente desagradável e, apesar de começarem apenas com uma pequena ferida totalmente tratável, podem desenvolver-se para uma infeção atingindo camadas mais profundas da pele. As bactérias podem entrar facilmente no corpo através de uma escara aberta e mal cuidada, trazendo maiores complicações para o estado de saúde.
Como evitar o surgimento de escaras
A prevenção das escaras pode ser feita através da mudança frequente de decúbitos, isto é, da mudança frequente da posição do doente de preferência de 2 em 2 horas. Além disso, a alimentação adequada e a boa hidratação também são muito importantes para manter a pele saudável. A análise diária dos pontos de pressão do corpo, o mais pequeno vermelhão ou hematoma deve ser considerado sinal de alerta. Bem como os cuidados de higiene, troque com frequência as fraldas dos pacientes com incontinência urinária e fecal. Por último, a roupa da cama deve ser preferencialmente de algodão e deve estar esticada sem dobras.
A importância das almofadas anti-escaras
É aconselhável que adote algum equipamento específico para prevenir o aparecimento de escaras, tal como as almofadas, colchões, entre outros.
As almofadas são a melhor opção para paraplégicos e idosos que, apesar de ainda terem alguma mobilidade, passam bastante tempo sentados com as nádegas, zona do cóccix e costas pressionadas constantemente.
Conheça a nossa linha de produtos anti escaras :
A Calcanheira-Cotoveleira Anti Escaras oferece conforto e proteção da pele para prevenção de escaras na zona do cotovelo ou calcanhar
WALLMED MEDICAL DEVICES – WE CARE WE CAN
Caro(a) leitor(a), MUITO OBRIGADO por considerar a nossa empresa!
Pode continuar a acompanhar o seu pedido ou fale connosco, estamos ao dispor 24 horas por dia via email info@wallmed.pt
2% do lucro das nossas vendas mensais é revertido a favor da ELO SOCIAL – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Jovem Adulto.
JUNTOS VAMOS AJUDAR A TORNAR O MUNDO NUM LUGAR MELHOR!